Normal, seca, oleosa ou mista..Como identificar o tipo da minha pele?

O primeiro passo para ter uma rotina skincare perfeita é descobrir quais são as características de sua pele.

De maneira geral a pele do rosto pode ser normal, seca, oleosa, mista ou sensível. Para lhe ajudar, descrevemos abaixo uma breve explicação sobre cada um destes tipos de pele.

A pele normal é aquela com equilíbrio entre a oleosidade e umidade. Normalmente esse tipo de pele não é muito seca e nem muito oleosa. Tem os poros finos e uma textura lisa, macia e suave. A única área ligeiramente oleosa é a zona T (testa, nariz e queixo), mas não em excesso.

a) Textura lisa;

b) Sem poros aparentes;

c) Sensação confortável.

A pele seca refere-se à pele que não consegue reter umidade suficiente. A razão para isso é a baixa produção de lipídeos (sebo). Esse tipo de pele é mais dura, mais áspera e tem sensação opaca. A pele seca tende a ser mais sensível e pode apresentar alterações que requerem mais atenção, assim como a pele muito seca.

a) Sensibilidade;

b) Aspereza;

c) Coceira;

d) Descamação.

A pele oleosa é aquela com alta produção de lipídeos (sebo). O brilho e a umidade de todo o rosto são características específicas deste tipo de pele. Os poros tendem a ser mais abertos e visíveis. E devido ao excesso de oleosidade, é comum ocorrer cravos e espinhas.

a) Brilho excessivo;

b) Sensação gordurosa no rosto;

c) Seus poros são bem abertos.

A pele mista parcele oleosa, porém ocorre que a zona T (testa, nariz e queixo) tem oleosidade excessiva, enquanto o restante do rosto não apresenta esta característica.

a) Portos abertos;

b) Brilho excessivo na zona T;

c) Bochechas normais ou secas.

A pele sensível tem pouco a ver com o equilíbrio entre a umidade facial e o sebo, mas está relacionada com a tolerância à fatores externos. Isso ocorre pois este tipo de pele reage facilmente ao ambiente externo, como exposição ao sol ou a baixas temperaturas. Normalmente, esse tipo de pele é mais avermelhada, consequência dos vasos sanguíneos que são mais visíveis.

Precisando cuidar mais de sua pele? Conheça a linha de manipulados da Farmácia de Manipulação Formularium.

Site: https://www.farmaciaformularium.com.br/

E-mail: contato@farmaciaformularium.com.br

Telefone: 0800 643 1243 / (49) 3522-4455

WhatsApp: (49) 8423 8953 

Redes sociais: https://linktr.ee/formularium

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *