Quando falamos em longevidade saudável, pensamos em um envelhecer calmo, leve, sem sofrimentos. Passar os muitos anos que temos a viver, mas vivê-los bem. Segundo o IBGE, nos últimos anos, passamos por um aumento de expectativa de vida – as mulheres costumam viver até os 80 e, os homens, até os 73, em média. 

Embora muitas pessoas cheguem saudáveis à velhice, outras tantas carregam diversas condições. E isso é fruto de uma vida vivida sem muita qualidade, ao longo de todos os anos que antecederam este momento. 

Vamos falar mais sobre isso abaixo:

Cuidando da Saúde ao Longo da Vida

Independentemente da idade, todo momento pode ser crucial para você começar a investir em uma longevidade saudável. Por isso, vamos abordar cada faixa etária e o que você já pode começar a fazer desde já, para contribuir para os seus últimos anos:

Aos 20 Anos

  • Os vinte e poucos anos são marcados por alta energia, mas também por maus hábitos.
  • A má alimentação na juventude tem consequências a longo prazo. Por isso, coma conscientemente, escolha alimentos saudáveis e procure ajuda para compulsão alimentar, se for o caso. 
  • A falta de sono é comum e prejudicial à saúde. O estresse e a falta de tempo são razões comuns para a insônia. Priorize o descanso para uma mente e corpo saudáveis.

Aos 30 Anos

  • Novos desafios, como estresse e falta de tempo para atividades físicas. Planeje-se para manter a rotina e não ser dominado por ela.
  • Faça atividades físicas, gerencie o estresse e escolha alimentos antioxidantes. Manter o equilíbrio entre a rotina de trabalho e o lazer é importante. 

Aos 40 Anos

  • As mudanças no corpo se tornam mais intensas.
  • Cuide do metabolismo, faça escolhas mais assertivas para a sua saúde e realize um bom manejo de suas expectativas, buscando o equilíbrio. 
  • Comece a prevenção contra doenças que se manifestam na terceira idade, vá sempre aos médicos quando necessário.

Aos 50 Anos

  • Mantenha a mente ativa e evite o envelhecimento cognitivo.
  • Fortaleça seus músculos com a musculação. Busque, também, manter o corpo ativo, faça o uso de suplementos alimentares, se indicado por um médico especialista.

    Alcançar a longevidade saudável requer ações em todas as fases da vida. 

Cuidar da alimentação, do sono, da atividade física e da mente é essencial. 

Lembre-se de que é melhor prevenir do que remediar, e uma vida ativa e saudável é o melhor presente que você pode dar a si mesmo. Comece hoje e colha os benefícios no futuro, desfrutando de muitos anos de vida plena e ativa.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *