A AIDS Felina é um dos problemas mais graves que atingem os gatos sem qualquer idade específica. Infelizmente, a doença não tem cura e se não tratada, pode levar o animal à morte.

Assim como acontece na AIDS Humana, a AIDS Felina é transmissível de um animal ao outro. Portanto, pode ser controlada através de diversos medicamentos. As substâncias permitem que os gatos contaminados possam viver relativamente bem, mesmo com a doença, por anos, sem grandes complicações.

É importante lembrarmos que se você é dono de animais que já possuem a doença, de forma alguma deve abrigar outro que não a possui. As vacinas que estão sendo testadas ainda não mostraram eficiência total, dessa forma, um gato vacinado ainda sim pode contrair AIDS Felina. Infelizmente, não há vacina para a doença no Brasil e seu uso é controverso mesmo nos países onde ela está disponível.

Como é transmitido a AIDS Felina?

Sabemos que muitas dúvidas surgem sobre a doença, mas precisamos estar atentos para pontos que são de grande importância nesses casos. O primeiro ponto é que diz respeito a uma doença exclusiva de felinos, não se tratando de zoonose, ou seja, não é transmissível para humanos. O felino se infecta principalmente através do contato de secreções corporais de animais contaminados com alguma ferida, o que pode acontecer no caso de arranhões e mordidas, em brigas e até brincadeiras, quando compartilham itens como comedouros e outros (se houver alguma ferida), no parto, amamentação, transfusões, coito.

Quais os sintomas da AIDS Felina?

Os sinais clínicos não são tão específicos e podem incluir, na fase aguda da doença:

– Vômito;

– Diarreia;

– Febre;

– Falta de apetite;

– Feridas na boca e na pele;

– Aumento dos gânglios linfáticos (linfadenomegalia).

O gato também apresenta uma fase assintomática e, conforme o avanço, sintomas de doenças secundárias podem se manifestar:

– Gengivite;

– Estomatite;

– Periodontite;

– Rinite;

– Conjuntivite;

– Ceratite.

Também podem se manifestar sintomas de doenças renais e neurológicas.

Como diagnosticar?

Existem testes rápidos que podem ser realizados nas clínicas veterinárias para a detecção da AIDS felina. Os testes detectam anticorpos contra o vírus presente no sangue do gato. O ELISA (teste baseado na reação antígeno-anticorpo desencadeada por enzimas) é considerado o método de triagem para a doença e é feito a partir de kits para uso na clínica com placas de microtitulação para o diagnóstico laboratorial.

Como muitos outros testes de diagnóstico, o teste não é 100% preciso e deve ser repetido para afastar a possibilidade de falsos positivos ou falsos negativos.

Como realizar o tratamento?

É importante manter o felino saudável, com cuidados veterinários constantes, realizando check-up pelo menos semestralmente para detectar mudanças em seu estado de saúde precocemente, alimentação de qualidade, água limpa e fresca, controle de parasitas, cuidados com a limpeza e higiene.

Um dos principais cuidados para os gatos portadores do FIV é em relação à imunidade, já que o principal alvo da AIDS felina é o sistema imunológico do gato. É comum que gatos contraiam doenças secundárias devido à fragilidade da sua saúde. Por isso, é importante oferecer um reforço para melhorar a imunidade do pet.

Conheça mais sobre a linha Formularium Vet: clique aqui

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *