A Doença do Alzheimer acaba se manifestando pela deterioração da memória e de outras funções cognitivas, como: fala, orientação, raciocínio, lógica e afins. 

Além dos problemas mais comuns, pelos quais a doença é mais conhecida: memória e, até mesmo, agressividade. Por comprometer, diariamente, atividades simples, como: esquecer um fogão ligado ou algum fato importante que te contaram, essa doença acaba comprometendo a qualidade de vida de diversas pessoas. 

Embora muito se especule, não há, cientificamente, nenhuma explicação sobre a causa da Doença de Alzheimer. O comportamento, por outro lado, é bastante conhecido e bem comum em pessoas idosas. 

Quais os sintomas da Doença de Alzheimer?

Perda de memória: 

A perda de memória é um dos sintomas mais proeminentes. Inicialmente, as pessoas podem esquecer eventos recentes e, à medida que a doença avança, esquecer informações mais antigas, incluindo nomes de familiares e amigos.

Dificuldade de pensamento e raciocínio: 

Pessoas com Alzheimer podem ter dificuldade em realizar tarefas cognitivas, como resolver problemas, tomar decisões e realizar cálculos simples.

Confusão e desorientação: 

Elas podem ficar desorientadas em relação a datas, lugares e até mesmo em ambientes familiares.

Dificuldade de comunicação: 

À medida que a doença progride, a capacidade de se comunicar pode ser afetada, tornando a fala e a compreensão da linguagem mais desafiadoras.

Mudanças de personalidade e comportamento: 

O Alzheimer pode levar a mudanças de personalidade, como irritabilidade, agitação, apatia e até mesmo depressão.

Problemas de coordenação motora: 

À medida que a doença avança, a coordenação motora e a capacidade de realizar tarefas físicas podem deteriorar-se.

Dependência para atividades diárias: 

Com a progressão da doença, os indivíduos podem se tornar cada vez mais dependentes de cuidados para realizar atividades diárias, como se vestir, se alimentar e tomar banho.

Prevenção da Doença de Alzheimer

Assim como as causas, a ciência também não consegue traçar nenhum ritual para a prevenção dessa doença. No entanto, acredita-se que manter uma rotina saudável, com a mente ativa, boa alimentação, sono e exercícios, pode ajudar a retardar o desenvolvimento da doença a longo prazo. 

É importante lembrar que o Alzheimer é uma doença complexa e multifatorial, e essas medidas podem ajudar a reduzir o risco, mas não garantem a prevenção. 

Se você ou alguém que você conhece está enfrentando problemas de memória ou outros sintomas relacionados, é crucial procurar um médico para avaliação e diagnóstico adequados.

O diagnóstico precoce pode permitir um melhor gerenciamento da doença.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *