Está curioso? Confira o que é mito ou verdade.

– O medicamento manipulado é igual ao industrializado?

Verdade. Devem obrigatoriamente possibilitar ao paciente os mesmos resultados que qualquer outro medicamento.

– O medicamento manipulado é mais natural que o de drogaria?

Mito. A origem da matéria-prima do medicamento manipulado é a mesma de qualquer outro laboratório, e a tecnologia empregada na farmácia permite que sejam preparados todos os tipos de formulações: de hormônios a soluções, de antibióticos a suplementos nutricionais, de corticóides a probióticos. Os produtos fitoterápicos (também conhecidos como “naturais”), portanto, são apenas mais uma das inúmeras especialidades que a farmácia de manipulação prepara.

– O medicamento manipulado é mais barato?

Mito. Há situações em que o medicamento manipulado pode sair mais caro, como no caso dos genéricos. Em outras, pode significar economia devido à eliminação de sobras e do desperdício, já que o paciente paga apenas pela quantidade exata para o período do tratamento. O paciente e o médico sempre devem avaliar o custo-benefício de cada escolha, já que o manipulado é personalizado.

– O medicamento manipulado não precisa de receita?

Mito. Como os medicamentos manipulados são preparados especificamente para um indivíduo, torna-se obrigatória a apresentação da receita. Ela pode ser emitida pelo médico ou outro profissional de saúde qualificado, como farmacêutico, veterinário, dentista ou nutricionista. 

– Qualquer medicamento pode ser manipulado? Por quê?

Verdade. Salvo algumas exceções, praticamente todos os medicamentos podem ser preparados nas farmácias de manipulação, pois se trabalha com tecnologia e acesso a uma grande variedade de matérias-primas que permitem o preparo de medicamentos para todas as especialidades médicas.

– É mais indicado para alérgicos e intolerantes? Por quê?

Verdade. Os medicamentos manipulados são preparados por meio de formulações totalmente personalizadas, sendo assim podem ser isentas de alergênicos e agentes causadores de intolerâncias (como lactose, glúten, corantes, aromatizantes e conservantes), garantindo o bem-estar do paciente.

– Pode ser feito em cápsulas menores? Por quê?

Verdade. Algumas pessoas, como crianças, idosos e pacientes especiais têm dificuldade de engolir comprimidos convencionais. Existem vários tamanhos de cápsulas disponíveis, e a farmácia de manipulação pode facilitar o tratamento desses pacientes preparando o mesmo produto em cápsulas menores.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *