Nosso cãozinho não resiste em colocar o focinho na janela do carro e nosso gato quer entrar dentro do nosso calçado usado o dia todo. Por quê?

Nós humanos reconhecemos o mundo principalmente pela visão, nosso olfato possui apenas 6 milhões de células olfativas. Quando comparamos ao de um cão com 120 a 300 milhões, ou um gato com 200 milhões de células olfativas, sem dúvida não conseguiremos perceber todas essas informações que eles percebem num simples passeio.

Os animais se reconhecem pelo cheiro, bem como sua família humana, seus filhotes, se aquele xixi no poste é seu ou não. Animais treinados são capazes de farejar desde entorpecentes até células cancerosas no hálito de um indivíduo sem nenhum sintoma.

Por isso é importante ter alguns cuidados como proteger as mãos (com uma toalha ou luva) aos manusear filhotes recém nascidos ou levar uma roupa sua (usada) quando for deixar seu amigo longe de você (como no caso de animais que ficarão hospedados).

Os roedores também entram nessa lista e quando houver troca de gaiola também é importante levar objetos com cheiro familiar para a nova gaiola.

Que tal fazer aquele passeio cheio de aromas para alegrar nossos melhores amigos?

Formularium Vet, cuidando de quem te faz bem!

As bolas de pelos (tricobezoares) são acúmulos de pelos no sistema digestivo dos gatos (estômago, intestino). O gato é um animal que se limpa constantemente, removendo partículas da pelagem com sua língua áspera.

Nesse processo os pelos se soltam e são engolidos, os quais são normalmente eliminados pelas fezes. Porém em situações onde há um aumento na perda dos pelos ou insuficiente eliminação, eles podem se acumular causando problemas para a saúde do animal.

As bolas de pelos podem causar desconfortos e até obstrução. Então se observar seu gato com constipação, diarreia, perda de apetite, apatia, vômito, dor abdominal ou regurgitação mais que uma vez ao dia, ele precisará de atendimento veterinário. Dependendo da situação, o profissional irá orientar com relação ao tratamento com procedimentos e/ou produtos que auxiliem na eliminação das bolas (em caso de obstrução pode precisar de cirurgia), mudanças na alimentação, etc.

Para a prevenção é importante escovar regularmente a pelagem do gato para remover os pelos soltos, manter o animal hidratado, com uma alimentação balanceada (especialmente com relação às fibras).

É necessária uma atenção especial nas mudanças de estação, onde a perda de pelos é mais acentuada, também ao controle de pulgas e dermatopatias que provocam prurido (coceira), pois nessas situações o gato se lambe mais, aumentando a ingestão de pelos. Também existem suplementos para auxiliar na eliminação dos pelos pelas fezes.

Com esses cuidados, nossos amigos podem curtir muito seus banhos de gato!

Formularium Vet, cuidando de quem te faz bem!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *