O hábito de comer fezes (coprofagia) é um pesadelo para muitos tutores, tanto pela preocupação com a saúde do pet, quanto com a interação com o animal por conta desse hábito.

A coprofagia pode ser multifatorial e envolver fatores físicos, como má absorção, parasitoses, deficiências nutricionais, entre outros e também fatores comportamentais, como para chamar atenção do tutor, tédio, animais que associaram a presença de fezes com punições (como broncas) no período de educação sanitária, etc.

É importante observar o animal e buscar auxílio veterinário para descartar ou tratar as causas físicas, orientar mudanças na rotina do animal, orientações de manejo e se necessário tratamento comportamental para eliminar o hábito. Algumas dicas podem ser úteis, como fazer o treinamento sanitário de forma gradual, incentivando quando o animal faz no local certo e não utilizando punições que provoquem medo e estresse no animal; remover as fezes o mais rápido possível, para que fiquem acessíveis ao animal por menos tempo; procurar enriquecer o ambiente com estímulos como brinquedos, interações, brincadeiras, passeios, para reduzir o estresse e tédio dos animais.

Formularium Vet, cuidando de quem te faz bem!

Loja Virtual: https://www.farmaciaformularium.com.br/⠀

E-mail: contato@farmaciaformularium.com.br

Telefone: 0800 643 1243 / (49) 3522-4455/WhatsApp: (49) 98906 4545⠀

Redes sociais: https://linktr.ee/formularium

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *